Seminário debate ramo financeiro no Brasil e na Itália
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em parceria com a Federação das Trabalhadoras e Trabalhadores no Ramo Financeiro do Estado do Rio de Janeiro (Federa-RJ), realiza na próxima terça-feira (15) o seminário Integração Sindical Brasil-Itália.
O evento terá a participação do vice-presidente da Contraf-CUT, Vinícius Assumpção, da presidenta da Federa-RJ, Adriana Nalesso, e de Yuri Domenici, presidente da Fisac/CGIL Firenze (sigla em italiano para Federação Italiana de Trabalhadores de Seguros e Cooperativas de Crédito, de Florença). A entidade é filiada à CGIL, a Confederação Geral Italiana do Trabalho.
Yuri Domenici diz que “o seminário é uma ótima oportunidade para fortalecer relações internacionais, pois geralmente a gente pensa que os problemas da classe trabalhadora são nacionais, mas dentro do setor financeiro os problemas são comuns nos vários países”. Entre as questões compartilhadas globalmente, citadas pelo dirigente italiano estão “a desertificação de agências bancárias, o avanço da tecnologia que gera desemprego e as mudanças do setor financeiro”. No campo da atuação política, Domenici defende a resistência à “especulação financeira, que tem aumentado a desigualdade econômica no mundo, causando fome e pobreza na economia real. Temos que atuar para acabar com as apostas do jogo financeiro, e essa é uma batalha enorme que somente a união da classe trabalhadora pode ganhar.”
Para Vinícius, “um evento de intercâmbio como esse é fundamental para entendermos a realidade aqui no Brasil, porque nossa realidade não é descolada do resto do mundo”. O dirigente observa que “há um processo global de transformação do uso da informação, das ferramentas de tecnologia no sistema financeiro, que, claro, também está sendo sentido em outros países, principalmente da Europa. Por isso, precisamos entender melhor a realidade deles, e eles a nossa”. Vinícius afirma que “o seminário será uma ferramenta útil, para que os trabalhadores dos dois países enfrentem esse tipo de situação e encontrem as melhores formas de luta nesse cenário, para avançar tanto na garantia de seus direitos, como em novas conquistas”.
O seminário Integração Sindical Brasil-Itália será na sede do Sindicato dos Bancários do Rio, que fica na avenida Presidente Vargas, nº 502, 21º andar, das 14h às 17h.