Outubro Rosa, uma campanha que salva vidas

Durante todo este mês, inúmeras entidades e movimentos sociais chamaram a atenção da sociedade sobre o Outubro Rosa, uma campanha anual realizada mundialmente para alertar sobre a importância de se fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo é divulgar ao máximo as informações e destacar a importância se de lutar pelo direito à saúde, por atendimento médico e o suporte emocional.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) participa dessa campanha para encorajar mulheres a realizarem seus exames preventivos. A informação é fundamental para a prevenção. Também é importante que as mulheres façam o autoexame, para detectar possíveis alterações na mama. A secretária da Mulher da Contraf-CUT, Elaine Cutis, destaca a importância do autoexame. “A conscientização das pessoas e os cuidados para a prevenção podem salvar vidas”, ressalta Elaine. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.

Cura

A prevenção aumenta muito as chances de cura e 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Daí a importância da mamografia, o principal método para o rastreamento da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o que mais causa morte entre mulheres no país. A OMS constsata que é o quinto câncer que mais mata no mundo, vitimando anualmente mais de 600 mil mulheres.

A Organização Pan americana de Saúde destaca que, nas Américas, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo a segunda principal causa de morte entre esse público. Dados do Instituto Nacional de Câncer estimam neste ano o registro de mais de 60 mil casos de câncer de mama no Brasil.

Como nasceu o Outubro Rosa

O Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. No Brasil, a primeira iniciativa marcante ocorreu em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa.

A partir de então, a campanha cresceu por todo o país. Dados do Ministério da Saúde mostram que o sucesso da campanha Outubro Rosa é tão grande que aumentou em 37% o número de mamografias realizadas no país.