Fazer a diferença na vida das pessoas é recompensador, diz bancário da Paraíba

O dia a dia na agência da Caixa Econômica Federal de Mangabeira, situada no maior bairro da Paraíba, em João Pessoa, costuma ser bem dinâmico. Ainda mais durante a pandemia da Covid-19, período em que seu atendimento passou para 350 a 400 pessoas por dia, por conta do pagamento do Auxílio Emergencial, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e outros benefícios sociais. O gerente geral Jobson Gustavo Melo sentiu de perto o trabalho social do banco público, que se intensificou durante o período pandêmico.

“A Caixa faz a diferença na vida de muita gente. Eu senti isso na pele durante a pandemia do coronavírus. A agência onde eu trabalho é bem demandada, por conta do bairro bastante populoso. Mas, nestes dias de muitas incertezas, eu pude presenciar, de fato, o importante papel social que a Caixa promove na vida das pessoas”, disse o bancário.

Jobson, que completou 16 anos de trabalho na Caixa, confessou que se comoveu com a história de diversas pessoas que foram à agência em busca de sobrevivência. “Tinha gente que ficava muito emocionada ao saber que tinha direito de receber um benefício. Pessoas que nunca haviam recebido nenhum benefício. Eu me senti útil e uma ferramenta de transformação”.

Para o bancário, trabalhar numa unidade da Caixa é fazer a diferença. O banco público tem o alcance que outros bancos não têm. “É gratificante ver o pessoal do Bolsa Família, por exemplo, na agência. Aí é quando você percebe que faz a diferença, pois vê que a unidade, no dia a dia, ajuda as pessoas. E isso é recompensador”, ressaltou Jobson.

Dia do Bancário

28 de agosto de 1951. Foi nesse dia que uma greve histórica iniciou o que seria um marco para a categoria bancária. A luta por reajuste salarial e melhores condições de trabalho durou 69 dias, com forte repressão contra os trabalhadores. O movimento grevista fez surgir sindicatos de bancários em vários pontos do país, unificando e fortalecendo a organização da categoria.

A data de 28 de agosto foi oficializada como Dia do Bancário por deliberação do 4º Congresso Nacional dos Bancários, em 1952, mas só em 1964 foi transformada em lei.

Neste Dia do Bancário, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) celebram todos os avanços da categoria, reforçando a importância dos empregados Caixa, que, com o seu trabalho, fazem a diferença levando cidadania para milhões de brasileiros.

Fonte: Fenae, com edição da Contraf-CUT.