Economista do Santander divulga relatório em defesa do golpe contra Lula

Em mais um lamentável episódio do banco Santander, um relatório assinado pelo economista Victor Candido defende um golpe para evitar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.

O relatório intitulado “Sobre vários tipos de golpe”, o economista ameaça dizendo: “Ele (Lula) era inelegível até outro dia, por exemplo, pode voltar a sê-lo”. As declarações constam em um texto de acordo com reportagem do jornalista Andy Robinson, no site Ctxt, e teriam sido publicadas com a autorização do banco espanhol, e enviado a clientes e operadores financeiros do Santander.

“A conduta do banco Santander não pode ser admitida em um país democrático. É inaceitável a incitação de um golpe por uma empresa que lucra bilhões no país. O banco espanhol perpetua modelos abusivos, antidemocráticos e economicamente devastadores, com práticas antissindicais em diversos países, principalmente no Brasil. Exigimos respeito e esperamos que o banco venha a público e esclareça o episódio. Os bancos são uma concessão pública e é importante que as instituições financeiras, responsáveis por cuidar do dinheiro da população, sejam um instrumento para o desenvolvimento, com respeito ao Estado Democrático de Direito.”

Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região