DIA INTERNACIONAL DA MULHER, PARABÉNS BANCÁRIAS!

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é uma data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1975, sendo fruto de diversas lutas das mulheres em todo o mundo, nesta data, as mulheres são lembradas pela sua força, coragem e capacidade de luta. Desde o século XIX, elas buscam por mais respeito, mais dignidade e igualdade de oportunidade. Muitos direitos já foram conquistados, porém, ainda há muitos a serem reivindicados.


A luta das mulheres no Brasil já teve im-portantes conquistas, como o direito de cursar a universidade (1879), o direito de votar (1932), a Lei Maria da Penha (2006) e a Lei do Feminicídio (2015).


Já na categoria bancária, a mobilização das mulheres conquistou cláusulas na Convenção Coletiva (CCT) sobre igualdade de oportunidades, a realização do Censo da Diversidade para traçar estratégias de inclusão, a licença-maternidade de 180 dias e, no ano passado, cláu-sulas na CCT que garantem apoio às bancárias vítimas de violência. Porém, ainda há muito o que avançar.


A diretoria do Sindicato dos Bancários de Presidente Prudente e Região, está visitando  os locais de trabalho nos  municípios que compõe a sua base de atuação, felicitando as bancárias e demais trabalhadoras e distribuindo um brinde, numa simples homenagem para marcar a passagem do Dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.


Segundo Elienei Soares Ribeiro, diretora  do sindicato, que coordenou os trabalhos relacionados ao Dia Internacional das Mulheres, "Esta atividade é uma das tradições do sindicato, que todo ano procura levar às mulheres bancárias e demais trabalhadoras nos bancos, não apenas uma pequena lembrança, mas também alegria aos seus corações, como forma de fugir um pouco da rotina e ressaltar a importância desta data".


Já o presidente do sindicato, Edmilson Trevizan, ressalta que: “O Dia Internacional da Mulher é um dia que vai muito além do aperto de mão, dos parabéns ou do brinde entregue pela direção da entidade, o dia é de reflexão e de reforçar o compromisso de todos com a luta pela igualdade de oportunidades, contra a discrimi-nação e pelo fim da violência contra a mulher, além da defesa dos direitos femininos.”