Agências do Santander terão atendimento gerencial das 9h às 17h a partir de 18 de julho
Sem nenhuma negociação com o movimento sindical, o Santander informou a rede, por meio de comunicado institucional, que todas as agências do Brasil terão atendimento gerencial das 9h às 17h, a partir de 18 de julho.
O movimento sindical procurou o Santander para questionar a nova medida, e está prevista uma reunião sobre o tema para a próxima semana.
O Santander há anos vem alterando o horário de atendimento, em uma clara tentativa de burlar a jornada de trabalho dos bancários. Foi o único banco que manteve o atendimento preferencial das 9h às 10h para o grupo de risco para a covid-19, mesmo quando o número de contaminações e mortes em decorrência da pandemia passou a diminuir. Além disso, o banco espanhol tentou também abrir suas agências aos sábados em outros momentos.
O Santander alega que já vem automatizando parte das funções, e que, com a ampliação do horário, pretende oferecer um atendimento melhor aos clientes.
“Só ampliar o horário de atendimento não garante um atendimento melhor, haja vista que o banco vem mantendo as demissões e aumentando as metas, resultando em sobrecarga de trabalho e adoecimentos. Mas ao invés de contratar mais bancários para diminuir o volume de trabalho, o banco obriga os poucos gerentes a estenderem o horário de atendimento.”
Lucimara Malaquias, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander) e diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região
Os Sindicatos querem ouvir os gerentes (veja abaixo contatos do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região) e entender os impactos desta decisão, para que as entidades possam tomar outras providências e encaminhamentos. Procure seu sindicato e seu representante sindical, e converse sobre sua rotina e suas funções.
Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Deixe seu contato que vamos te ligar
Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário ou whatsapp.
Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19)
Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.